15 dezembro 2015

Vamos falar de VOCALOID!



Olá, pessoas!
Desde que comecei o blog só tenho falado sobre os jogos Shall we date?, não é mesmo hehe’.
Fiquei pensando sobre mais o que poderia falar. Então tive a ideia de apresentar Project Diva para vocês. Primeiro vou falar um pouco sobre Vocaloid só para vocês se situarem. Depois começo com o jogo propriamente dito.

O que seria Vocaloid? Para resumir, Vocaloid em si é um software criado pela Yamaha que sintetiza voz. Os primeiros Vocaloids foram desenvolvidos pela Zero-G e pela Crypton Future Media. Quando saiu a versão Vocaloid2 outras empresas começaram a desenvolver Vocaloids como a Internet Co., AH Software, Power FX, entre outros.
Os primeiros Vocaloids eram ingleses e depois vieram os japoneses. O programa em si faz a voz cantar em qualquer língua, mas isso não significa que será fácil nem inteligível. Mesmo com a tecnologia atual de Vocaloid3 e Vocaloid4 outras línguas que não japonês e espanhol, são difíceis de entender ao escutar. Claro que para uma pessoa nativa da língua em questão nunca soa tão bem, mas para estrangeiros pode soar bem ou não. Percebesse isso em ‘línguas moles’ (eu as chamo assim) como o inglês, coreano e chinês são as mais difíceis de soarem naturais. As ‘línguas duras’ como japonês, espanhol, russo, português são mais fáceis de soarem naturais. Entre todas elas o japonês sai ganhando por ser a língua nativa da maioria dos voicebanks [o fornecedor de voz]. No caso de Vocaloids bilíngues o fornecedor é fluente em duas línguas. Se você escutar uma música em português de Vocaloid vai entender o que estou falando hahaha’.

Evolução do software VOCALOID

Vocaloid: foi lançado em 2004 e essa geração possui somente cinco Vocaloids (Leon, Lola, Miriam, Meiko e Kaito). Os três primeiros são ingleses e os dois últimos são japoneses. Desses cinco somente Meiko e Kaito receberam novas versões em Vocaloid3;

Vocaloid2: lançado em 2007. Essa geração conta com muitos Vocaloids desenvolvidos por diversas empresas, tem somente uma Vocaloid bilíngue japonês/inglês (Megurine Luka da Crypton), usa o formato .vsq para salvar os projetos feitos no programa. Os Vocaloids Hatsune Miku/Kagamine Rin e Len contam com melhoramento chamado Append. No final de 2011 a produção de Vocaloid e Vocaloid2 foram encerradas;

Vocaloid3: lançado em 2011. Essa geração conta com voicebanks privados e que foram à venda, outras línguas foram introduzidas como espanhol/catalão, chinês e coreano além de japonês e inglês já presentes. Aqui, Vocaloids antigos receberam melhoras como no caso da Meiko, do Kaito — que são da primeira geração — e da Gumi que é da segunda. O formato do Vocaloid3 para salvar os projetos é .vsqx;

Vocaloid4: lançado em 2014. Nessa geração alguns novos voicebanks são lançados, mas é predominante vários melhoramentos com estilos de vozes específicas (Soft, Natural, Sweet, Power, English, etc.) para Vocaloids já lançados como os Kagamine Rin e Len, a Megurine Luka, IA, Gumi, entre outros.

Characters

Pelo menos uma vez na vida você viu (ou não x.x) um Vocaloid. No início eles não tinham um personagem, uma imagem para a voz pertencer. A partir da Meiko e do Kaito começaram a utilizar esse recurso para chamar atenção das pessoas. Isso acabou ajudando na memorização: ao invés de você ter de escutar a voz para lembrar a qual dos nomes ela pertence você olha a personagem respectiva e lembra da voz. Isso forneceu aos fãs uma base para criarem personalidade, estórias, músicas, jogos para as personagens de Vocaloids. Obviamente eles utilizam o formato mangá nos desenhos das personagens. Vamos ver alguns:

Meiko: nem preciso falar sobre o design dela ¬¬'. Sinceramente a primeira geração foi bem sofredora. Só olhem a diferença, só olhem....
MEIKO V1

MEIKO V3



Kaito: o mesmo comentário da Meiko serve para o Kaito. A voz é maravilhosa (a meu gosto), mas o primeiro design é....péssimo para não pegar pesado.
KAITO V1
KAITO V3


Hatsune Miku: confessemos que o design está muuuuito melhor.
Hatsune Miku V2
Hatsune Miku V3 English

Megpoid (Gumi): na verdade ninguém consegue chamá-la de Megpoid. Ficou Gumi mesmo colocado em homenagem a doadora da voz dela Megumi Nakajima. O design dela não é dos melhores, mas a voz é incrível! Na minha opinião o English dela é o melhor. O design dela no V3 e no V4 muda de acordo com o Append dela (Adult, Whisper, Sweet, Power e por aí vai).

Gumi V4
Gumi V3
Gumi V2

Nekomura Iroha: ela foi inspirada na Hello Kitty, mas isso já dá para ver não é? Apesar da aparência fofa ela tem uma voz poderosa, linda e incrível que não combina em nada com o design.
Nekomura Iroha V4 Soft
 
Nekomura Iroha V4 Natural
Nekomura Iroha V2






Lily: ela tinha uma voz horrível, mas depois melhoraram e a voz se tornou de uma diva.

Yuzuki Yukari: a naturalidade da voz dela é incrível, pois além de Vocaloid ela é Voiceroid (um software feito para fala). Em sua versão V4 a voz tem três modos: Onn, Lin e Jun. Na aparência Jun é a mesma que a V3.
Yuzuki Yukari V4 Onn
Yuzuki Yukari V4 Jun
Yuzuki Yukari V4 Lin


Os mais conhecidos são os da Crypton e na liderança fica a Hatsune Miku. Nessa página do VocaloidBrasil eles explicam alguns motivos para a Miku ser tão famosa.

Com esse conhecimento básico sobre Vocaloids podemos começar falando sobre o jogo Hatsune Miku: Project DIVA. Mas só no próximo post ^^
Até! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário