14 abril 2017

Skincare Asiática: Etapa 3 - Hidratação



Olá, pessoas!

Depois de falar sobre as etapas de limpeza e de reequilíbrio, podemos chegar na parte mais esperada por sua pele: Hidratação.

Aos que não viram as postagens anteriores, segue o link para se contextualizar:


Vamos lá!

Com a pele já limpa e com o pH reequilibrado, ela está preparada para receber a hidratação. Vamos primeiro saber como que funciona a hidratação da epiderme (pele).

A pele é constituída por camadas — epiderme, derme e hipoderme, do mais superficial para o mais profundo respectivamente —, constituídas de células (como todo o resto do corpo). A parte mais superficial da epiderme é o estrato córneo, na qual fica o Fator de Hidratação Natural (NMF, em inglês) que é composto de moléculas solúveis em água, higroscópicas e de baixo peso molecular que retêm água. Em conjunto há a barreira constituída por lipídeos para não deixar a água evaporar sem controle e consequentemente desidratar a pele.




Através da passagem do suor — constituído de água e sais minerais — pelas camadas da pele, ingestão de água e depósito de hidratantes, são as formas que a pele se hidrata. Uma única forma dentre essas três não mantém a epiderme hidratada, pois:
  1. a pele é feita de células (que têm grande constituição de água), logo se você não ingerir líquidos compostos de bastante água as células não vão receber o suficiente para se manterem e sua pele ficará ressecada — lembre que o organismo todo precisa de água e com pouca oferta da mesma, ele selecionará os órgãos mais importantes e a pele não faz parte da seleção.
  2. para a produção de suor você também precisa ingerir água, portanto é o mesmo caso explicado acima.
  3. passar unicamente hidratantes sobre a pele não garante uma hidratação real (lembre que existem mais duas camadas compostas de células para serem hidratadas e o hidratante não chega nelas). Se a capacidade de absorção das células fica comprometida por elas não estarem hidratadas o suficiente devido a falta de ingestão hídrica, elas não absorvem bem o hidratante.
Conclusão: é necessário usar o conjunto.

Agora que já entendemos como funciona os mecanismos do corpo para hidratação, vamos aos produtos que promovem isso.

Essence/ Ampoule/ Serum/


Eles são concentrados com ativos e nutrientes, de textura bem leve — de aquoso a aquoso-gelatinoso — usados após o toner e podem ter diversas funções. Não são obrigatórios na rotina, mas potencializam hidratação e contribuem para outros pontos que você quer cuidar em sua pele.

A ordem que você irá usar depende do que contém, o propósito e a textura de cada um. É bem comum usar a ampola primeiro, depois o serum e depois o essence — devido principalmente a textura de cada um. Além disso, saber se um ingrediente pode interferir no outro e do que dependem são fatores importantes a serem considerados — às vezes são fotossensíveis e precisam ser usados só a noite, outros dependem de pH baixo, etc.

Usando: após o toner, coloque uma quantidade do produto suficiente para umedecer bem (não precisa deixar encharcado) o cotton pad ou algodão e pressione de leve por todo o rosto. Não se deve esfregar, pois você não está limpando nada — caso saia sujidade no pad/algodão você não limpou direito na primeira etapa — e sim, depositando o produto. Ou coloque uma quantidade do produto na palma da mão, passe uma na outra e encoste no rosto — recomendam contar até 5 — sem esfregar também. Ao final dê leves batidinhas com o dedo para melhorar a absorção.

OBS: nem todos os produtos podem ser passados com a mão. Procure nas instruções ou no Google para saber se o uso do pad/algodão é obrigatório.

Quanto ao tempo de espera para passar o próximo produto, varia por causa dos compostos. Um serum de hidratação leve não precisa de muito tempo — só esperar que absorva bem —, mas um ativo de vitamina C precisa de por volta 20 minutos de espera para a aplicação do produto seguinte. Caso haja dúvida, procure nas instruções ou no Google.


Hidratante


Os grandes astros da rotina! Todo esse preparo é para que o hidratante consiga alcançar todo o seu potencial. O diferencial desses produtos na categoria de hidratantes — os outros também possuem propriedades hidratantes mesmo que as vezes não seja seu enfoque como essence, ampoules, serum, toner — é que eles apresentam algum grau de oclusão, pois quando você hidrata sua pele, mesmo com todos os mecanismos que evita perda de água excessiva da epiderme, ainda assim a água se perde para o meio; o que torna o uso de oclusivos necessário. Atente-se para que não seja oclusivo demais — causa entupimento dos poros, ou seja, cravos e acne —, pois é só para manter a hidratação por mais tempo e não impedir a saída e entrada de qualquer substância.

Normalmente hidratantes têm algumas substâncias para outros efeitos além de hidratar (clarear, reduzir linhas finas, etc). Os nomes que podem aparecer depende do tipo de textura em que se apresentam:

  1. hidratantes de textura leve: aqua cream/ emulsion/ gel/ gel cream/ lotion (coreana). Por serem leves, eles são os mais indicados para peles oleosas e mistas (combinadas) e também para todos os tipos de peles no verão, devido a facilidade de absorção e hidratação sem deixar pesado nem oleoso.

  1. hidratantes de textura pesada: balm/ cream/ deep cream/ rich cream/ milk. Por serem mais pesados, eles são os mais indicados para peles normal, extrasseca, seca e maduras; e também pode ser usado no inverno por peles oleosas e combinadas, pois promovem uma hidratação mais intensa.

fonte

Para peles muito secas pode-se usar vários hidratantes em camadas sempre do mais aquoso para o mais consistente, tomando cuidado para não sobrecarregar a pele causando mília e/ou acne.

OBS: existem produtos intitulados cream, mas possuem uma textura mais leve. Caso tenha dúvida, procure por reviews para ter certeza se se adéqua às suas necessidades.

Usando: após o essenceampouleserum, coloque na palma da mão a quantidade necessária e massageie por todo o rosto, dê leves batidinhas e pressionadas até sentir que está completamente absorvido.

Agora está pronto a etapa três da rotina de cuidados com a pele. No próximo post falarei da região dos olhos e do lábios.


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário