Olá, pessoas!
No post Skincare Asiática: os motivos, falei sobre o que torna os produtos japoneses e coreanos; além da sua rotina de cuidados, tão apreciados. Agora começarei a falar das etapas da rotina. Esta, como disse antes, pode ser dividida por objetivo ou por produto. Vamos começar com a parte mais importante: a limpeza.
Ela é a parte mais importante, porque se você não limpar direito há menor permeabilidade devido a sujeira acumulada, isto é, não há boa absorção dos outros produtos; ou seja, os torna inúteis. Por isso é necessário levar essa etapa a sério fazendo bem feito. Os asiáticos fazem a técnica de double cleansing, que consiste em limpar a pele duas vezes.
Primeira Limpeza - Cleansing Oil
Usa-se um produto oil-based, com base a óleo. Durante o dia suor, protetor solar, oleosidade, maquiagem, poeira e outras sujidades se acumulam no rosto. Para limpá-las é necessário algo à base de óleo para as dissolver — pois igual dissolve igual — e, depois na segunda limpeza, serem apropriadamente removidas da pele. Não adianta querer limpar só com espuma de limpeza e água, pois mesmo que pareça não é realmente efetivo.
Você pode usar óleo vegetal comprado em casas naturais — como óleo de coco — ou comprar um cleansing oil (ou qualquer apresentação que seja mais interessante para sua pele), mas estes têm a facilidade da remoção do excesso que aqueles não possuem.
Os nomes¹ que podem ser utilizados, sempre com o cleansing na frente, são: cleansing oil/ cream/ balm/ lotion/ milk/ liquid.
Usando: com a pele do rosto — não precisa lavar antes — e as mãos secas, passe o produto, espalhando em movimentos circulares e suaves. Os em forma de creme, conforme você espalha pelo rosto e faz os movimentos ele derrete e fica só um óleo mesmo. De forma geral, você pode colocar um pouco de água nas mãos, o que o deixa leitoso, e continuar massageando. Após um tempo (~2 minutos) retire o excesso com água já deixando molhado para o foam. Alguns podem orientar a não colocar água e retirar o excesso com papel, por isso verifique as instruções na embalagem.
Você pode usar como demaquilante ou usar um separado antes. Lembrando que nem todos foram feitos para agir como demaquilante na área dos olhos, então pode arder um pouco se você tentar remover bem a maquiagem (é o caso do meu). Atualmente eu uso o Nature Republic Cleansing Cream Green Tea, que tem a apresentação em creme.
¹segundo a página skincare101.
Holika Holika Soda Pore Cleaning Cleansing Cream |
It's Skin Green Tea Calming Cleansing Cream |
Banilla Co. Clean It Zero Cleansing Balm |
Clio Makeup Away Cleansing Balm |
Iope Moisture Skin Cleansing Lotion |
The Face Shop Rice Water Bright Cleansing Water |
Laneige Oil-free Cleansing Liquid |
OHUI Miracle Moisture Cleansing Liquid |
HERA Purifying Cleansing Milk |
Segunda Limpeza - Cleansing Foam
Usa-se um produto water-based, com base à água. Para esses produtos você deve tomar cuidado com duas coisas: sulfatos entre os ingredientes e o pH. O que acontece é que a nossa pele tem uma barreira lipídica que oferece proteção natural. Produtos com sulfato forte e pH alto destroem essa barreira lentamente causando, mais tarde, danos irreversíveis ou que demoram muito para amenizarem. Dificilmente um foam não terá sulfato, mas procure saber se ele é muito forte ou não e o quanto sua pele aguenta.
Tal e qual os cleansing oil, existem cleansing foam em várias formas de apresentação. Os nomes que podem ser usados, sempre com a palavra cleansing na frente, são: cleansing foam/ gel/ mousse/ powder/ soap. Também é comum achar escrito cleanser ao invés de cleansing.
Usando: com o rosto e mãos molhados, coloque um pouco do produto na mão e faça espuma. Depois que tiver uma quantidade de espuma considerável coloque no rosto e massageie suavemente de forma circular por ~2 minutos. Enxágue e seque encostando a toalha no rosto, logo NADA DE ESFREGAR.
A espuma pode ser difícil de criar de forma consistente e abundante se o sulfato presente no produto for mais fraco. Por isso é recomendável uma rendinha chamada foaming net que ajuda nesse processo. Escova de limpeza também contribui para a formação de espuma, além de limpar os poros mais profundamente (falarei disso depois).
Sempre se atente à sensação após o uso. Um foam nunca deve deixar sua pele com a sensação de repuxamento, ressecado ou ardência. Você deve sentir que sua pele está limpa como se só tivesse passado água.
Innisfree Jeju Volcanic Pore Cleansing Foam |
Secret Key Snow White Cleansing Foam |
Hera Silky Cleansing Mousse |
Nature Republic Aloe Vera Cleansing Gel Cream |
Etude House Baking Powder Pore Cleansing Powder Wash |
Holika Holika Smooth Egg Skin Egg Soap |
Missha Bubble Maker Face Bubble Foaming Net |
Como usar o foaming net |
Você pode usar alguns foams que vendem no Brasil — como o Neutrogena Deep Clean ou o Cerave — ou qualquer outro que já esteja acostumado, sempre se atentando às sensações deixadas após o enxágue.
Para ajudar na escolha do cleansing foam, procure a lista de ingredientes dele aqui e qual o pH dele aqui. Este link tem uma compilação de foams ocidentais e orientais e seus respectivos pHs. Dê preferência aos que têm pH entre 5,5-6 (mais alcalino). Os que recomendam mais, em relação ao sulfato e ao pH, são:
COSRX Low pH Good Morning Gel Cleanser |
Mamonde Lotus Micro Mild Foam |
CeraVe Espuma de Limpeza Facial |
Kosé Softymo Honey Mild Cleansing Liquid |
Hadalabo Gokujyun Super Acid Hyaluronic Foaming Wash |
Neogen Real Fresh Cleansing Stick Green Tea |
Existem outros, mas não dá para listar todos aqui. Segue abaixo a lista de ingredientes de cada dos citados aqui:
Lista de ingredientes do CORSX
Lista de ingredientes do Mamonde
Lista de ingredientes do CeraVe
Lista de ingredientes do Kosé Softymo
Lista de ingredientes do Hadalabo
Lista de ingredientes do Neogen
Vou confessar que não conhecia esse do NeoGen e fiquei impressionada com o diferencial. Primeira vez que vejo um cleanser em bastão!
Então, pessoas, no próximo post sobre skincare asiática falarei do outro passo: Reequilíbrio.
Até!
Olá! Estou adorando os seus comentários!
ResponderExcluir