19 fevereiro 2017

Desconstruindo Dentro da Moda Lolita



Olá, pessoas!
Pensei em fazer uma postagem mais reflexiva sobre certas coisas que propagam no estilo lolita, ainda mais as iniciantes na tenra idade, e que são nocivas a toda e qualquer pessoa no mundo. Clique para ver o resto da postagem.



Durante minha longa caminhada na estrada do estilo lolita, conheci muitos estilos alternativos de moda e de vida. E todos os estilos alternativos e subculturas existentes tem por objetivo fazer algo que não é mainstream seja no vestir, pensar, falar, etc. Mas nós, seres humanos que querem fazer algo diferente, que querem se sentir únicos e aceitos, que querem amostrar como que pensam e sentem através de sua moda, todos nós nascemos em uma sociedade, um sistema. E nesta sociedade, somos levados a naturalizar preconceitos e violências já tão sutis em nossa vivência e existência que as reproduzimos nesta pequena parcela social, na qual todos (ou a maioria) que estão ali querem fugir desses padrões e/ou que falam em voz alta que não as aceitam.

Mas nós replicamos isso. Replicamos até termos humildade e reconhecermos que ditamos 'regras' pregadas lá fora, lá na sociedade que tanto fugimos, que são nocivas e sem fundamento. Até começarmos a desconstruir o pensamento, a ideia, a visão de mundo.

E o estilo lolita não está imune a isso. Esses padrões de beleza que criaram onde excluem e menosprezam qualquer um que não o siga, é tão propagado que torna difícil vermos pessoas diferentes do padrão usarem esses estilos.

Vamos ver abaixo alguns dos padrões que inventaram para ser lolita:

OBS: ao final estão os links para diversos tumblrs.


Magra X Gorda


Sabemos que este padrão é replicado no mainstream, em outros estilos alternativos e aqui em lolita não é diferente. Mas apesar disso, por lolita ser um estilo alternativo, muitas pessoas pensam diferente e assim incentivam aquelas que não estão na magreza dita como ideal a usarem o que as deixam felizes. Vemos abaixo o que a moda mainstream diz ser errado (e alguns teimam em propagar em lolita também): estampas grandes em garotas gordas*, saias bufantes em garotas gordas, perucas cheias em rostos gordos.

*Não, não direi "gordinha", "cheinha", "mais avantajada no peso"! Não tem vergonha nenhuma em ser gorda (o), ainda mais se isso é seu biótipo!

Shayla

Shayla




Baixa X Alta


Esse é o padrão mais 'gritado' pelas pessos em geral. "Você não pode ser lolita, porque é alta", é uma das frase que mais ouvi. Mas vamos refletir: o padrão para ser considerado alto no Brasil é a partir de 1.70m e no Japão é a partir de 1.65m. Mas 1.65m não é ser baixo no Brasil, é considerado mediano (a maioria das vezes brasileiras são medianas). Então se você é lolita no Brasil e tem 1.65m para os japoneses você não pode ser lolita porque é alta. Para as lolitas russas, ter 1.70m é baixo, mas para as brasileiras é alto logo nenhuma russa típica pode ser lolita - para as brasileiras -, pois todas são altas. Vemos logo abaixo lolitas que são altas. Percebe que essa padronização de altura é descabida? Espero que sim :)
Abaixo fotos de lolitas russas e brasileiras, que pelo biótipo comum são altas e medianas (no padrão brasileiro), mas não posso afirmar que ela têm exatamente mais de 1,70cm de altura.

emerald-weapon: lolita russa
chrlora-virgo: lolita russa
isacuomo: lolita brasileira
karine tiemi: lolita brasileira

Goldie: lolita brasileira
Para vocês não falarem que só coloco Classical haha'

A Karine e a Rika são muito famosas pelos coordinates elaborados e simples ao mesmo tempo além de super elegantes.

Branca X Negra


Mesmo que lolita tenha de inspiração bonecas de porcelana e princesas isso não é motivo para pregarem por aí que só lolitas brancas existem ou que tem que ser branca para ser lolita. Vocês acabaram de ver logo acima a Goldie que é negra e é lolita. Sim, as lolitas negras são menos conhecidas, mas elas existem! Vejam logo abaixo:



Mari (taratiki17)



 Conclusão


Essa tríade da padronização que citei acima é causada pela dificuldade de recebermos influências que demonstram o contrário. Em minhas pesquisas com a palavra 'lolita' no Pinterest, nunca vi gordas e negras estarem nos primeiros resultados (não considerarei as altas, pois em foto qualquer um pode parecer alto). Elas só aparecem quando digito 'black', 'plus size' e 'afro' junto com 'lolita'. A partir disso podemos perceber que as pessoas propagam também o que elas vêem. Por sempre que procuram sobre moda lolita só encontram brancas, baixas, magras e de cabelo liso, vão criar esse padrão mental e passar a dizer que qualquer ser que não entre nesse padrão não pode ser lolita.

Se as iniciantes verem em diversos dos seus momentos no cenário lolita as fotos de lolitas fora do padrão japonês - junto com o trabalho de desconstrução da padronização mainstream - elas não vão dizer que gordas e/ou negras não podem ser lolitas. Com isso aquelas que não se encaixam no padrão japonês (que espalham ser o certo) se sentirão mais confiantes ao terem alguém para as incentivar e incentivarão aquelas que não se encaixam a usarem também.

Por fim, um resumo disso tudo: as lolitas japonesas são magras, baixas e brancas, porque esse é o biótipo japonês e lolita nasceu lá. Portanto, as primeiras influências lolitas que o resto do mundo todo teve (e na maioria das vezes ainda tem) foram essas. Mas lolita se espalhou pelo mundo e todos os tipos de pessoas se identificaram com o estilo. Então agora temos lolitas muçulmanas, que utilizam o hijab no outfit, temos negras usando roupas da Angelic Pretty superclaras, temos gordas usando saias bufantes e temos altas usando sapatos que não são tea-party.

Então, por favor, não digam por aí que essas minorias em lolita não poderiam ser lolitas só porque o que você vê são lolitas japonesas.

Obrigada por ler até aqui e espero sinceramente que você reflita sobre e leve para a vida, pois isso não se aplica só ao estilo lolita :)

Tumblrs


Gods On Fire: tumblr da Goldie, lolita negra e plus size.
Gorgeous Plus Lolita: uma compilação de outfits de lolitas plus sizes
Melty Chocolate Moon: a Melty, que é negra e plus size. tem outfits lolita e de outras modas alternativas também.
The Hijab Lolita: a única lolita que conheço que usa hijab. Não faço a mínima ideia que qual é o nome dela..
Oh God What is Fashion: lolita plus size. Também não sei o nome dela. Faz outfits lolitas lindos e Sweet.
Pudding Cake Parade: a Mari, que é negra, faz cosplays e outfits lolita e não-lolita lindos também!
Brazilian Lolitas: compilação de outfits de lolitas brasileira.
Fuck Yeah Russian Lolita: compilação de outfits de lolitas russas.
My Subarashii LoliDays: tumblr da Karine Tiemi.
500 Days of Shayla: Shayla é lolita negra e plus size.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário