Olá, pessoas!
Depois de entrar no mundo da skincare asiática, percebi que em quase todos os produtos eles instruem a lavar com água morna. Parando para pensar, no calor brasileiro, ninguém quer ficar lavando o rosto com água morna. Ou naquele dia que você está com pressa e ainda tem que esquentar a água ou abrir o chuveiro para lavar o rosto. Cansativo só de pensar, não é? Por isso, resolvi procurar mais para saber: devemos lavar o rosto com água morna ou pode ser com água fria?
Vamos lá!
Skinfood Black Sugar Strawberry Mask Wash-off |
CORSX Low pH Good Morning Gel Cleanser |
Em ambos diz para lavar com água morna ('tepid' significa 'morno' também)
Existem outros exemplos, que podem ser usados, de produtos que instruem-nos a lavar o rosto com água morna. Mas a temperatura não faz grande diferença na hora de remover o foam ou a mask, pelo menos não que eu sinta. Tanto água morna quanto água fria vão retirar o produto do rosto. O diferencial é a sensação da água — morna ou fria — que você sente.
O primordial, nessa questão toda, é entender que: você pode lavar tanto com água morna quanto com água fria, mas não se pode lavar com temperatura extrema: nada de água quente nem água gelada. A água gelada provoca vasoconstricção — os vasos se contraem —, que diminui a circulação sanguínea na pele e fazer isso toda vez que você lava o rosto não é bom. A água quente provoca vasodilatação — os vasos dilatam —, que aumenta a circulação sanguínea, além de ressecamento e queimaduras. O problema piora se você tem rosácea, irritação ou qualquer sensibilidade do tipo; e pele madura, que já é mais ressecada que pele jovem.
Portanto, fica a critério seu lavar com água morna ou fria.
Lembrando também que a composição da água e a quantidade de vezes que você toma banho/lava o rosto influencia. Quando falei de hidratação no post Skincare Asiática: Etapa 3 - Hidratação, expliquei o porquê de que não se deve ficar "de molho".
E você? Normalmente você lava com qual temperatura? Tem alguma preferência ou depende do seu dia?
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário