20 janeiro 2017

Cabelos Ondulados X Estilo Lolita


Olá, pessoas.
Estava conversando com uma aspirante à lolita e em uma parte de nosso diálogo tive a inspiração para fazer esta postagem..
Esta iniciante comentou que o cabelo dela é ondulado e bem armado, dificultando a aceitação dela em relação a ele quando este está comprido - algo que ela quer muito experimentar apesar de se achar mais bonita quando está com o cabelo curto (pois assim ele não fica armado demais).
Com isso me lembrei de que quando eu comecei a ler sobre moda lolita e não achava muitas dicas e referências para cabelos cacheados. Digo, já vi referências para cabelos cacheados, mas não era o meu cacheado, o cacheado da maioria das brasileiras - desde a raiz o cabelo é enrolado o que faz ele ser mais armado. Era o cacheado menos comum por aqui, aquele em que a raiz é lisa ou ondulada e os cachos são mais soltos, parecido com essas perucas que as japonesas usam.
Toda vez que via uma postagem assim entitulado "penteados para cabelos cacheados" e o lia ficava triste por não se encaixar com o que eu procurava.
E foi com esse sentimento junto ao relato dessa iniciante com quem conversava, que pensei: "vou tentar fazer uma postagem sobre cabelos em lolita, mas algo que se encaixe com as pessoas daqui do Brasil."


Antes, desejo esclarecer uma coisa:
- não é obrigatório cabelo liso em lolita. Esse tipo de fio é o que você vê mais, pois as japonesas tem cabelo liso. Elas são, inicialmente, nossa base quando começamos com o estilo. Em nenhum subestilo é obrigatório cabelo liso ou cacheado. O estilo lolita tem uma estrutura sim, mas ele não te obriga a não ter ideias e inspirações. O exemplo que sempre digo é: você pode fazer um outfit Gothic Lolita com rosa-bebê como cor base (porque Gothic Lolita não vive de preto), só precisa ter os elementos que encaixem esse outfit no subestilo. Então vamos desconstruir esse padrão que criaram de 'se não está de cabelo liso/ondulado/cacheado de japonês (raiz lisa e o resto mais cacheado), não é lolita'.

Enfim! Vamos para os tópicos gerais.

Aceite o Seu Cabelo


O ame. Você nunca vai estar satisfeito se não amar seu cabelo, se ficar se comparando com os modelos de revista, se ficar idealizando coisas que não vão se realizar. Eu não gostava de ter cabelo cacheado, mas depois que eu o aceitei sou bem mais feliz. Nada supera o amor próprio. Leve isto para a vida.

Não Existe Cabelo Ruim ou Feio


Existe cabelo mal cuidado. O meu é cacheado e isso significa que preciso cuidar dele com muita atenção, pois a oleosidade natural do couro cabeludo não chega até a metade dos meus fios e por isso maior facilidade dele ficar ressecado. Também, ele fica mais armado por ser leve e enroladinho (meus cachos são aqueles chamados de 'miojinho') então preciso saber qual corte não vai deixá-lo mais armado de uma forma que eu não goste, como vou mantê-lo armado e bonito naturalmente. O mesmo vale para cabelo liso ou ondulado ou mais crespo que o meu.

Cuide do Seu Cabelo


Não importa qual tipo de fio, ele precisa de cuidados gerais e específicos. Os gerais são aqueles de que tanto ouvimos falar: mantê-lo higienizado e mantê-lo hidratado. Os cuidados específicos requerem conhecimento sobre o tipo de fio do seu cabelo, então primeiro o entenda: veja como ele se comporta no frio e no calor, com qual creme ele se dá melhor, com qual frequência você precisa fazer a hidratação, quais tipos de ingredientes são melhores para ele e se pergunte o que você quer melhorar primeiro (brilho, frizz, estrutura, balanço, etc).

Absorveu o disse logo acima? Digeriu? Aceitou? Agora vamos para os tópicos específicos.

O Maior "Problema" das Ondas

As coisas ditas abaixo servem para cabelos lisos e ondulados.
O cabelo ondulado fica muito armado e muitas consideram isso um problema. Mas por favor, não considere um problema e sim, uma dificuldade.
O cabelo liso já é o contrário: não tem muito volume e normalmente os fios são finos deixando aquela aparência 'colada' no rosto.
Vamos pensar: se existe técnica para aumentar volume dos cabelos lisos, logo existe técnica para diminuir volume dos cabelos ondulados.
Algumas dicas que achei para ambos os tipos de fios são:
  1. cuide do seu cabelo: de novo porque precisamos absorver isso para a vida. Não adianta você querer um cabelo de celebridade se cuida dele feito um pano de chão. Portanto, procure lavá-lo com xampus com pouco sulfato — recomendo pesquisar sobre a técnica de Low Poo e No Poo para saber como cuidar dos cabelos de forma natural —, hidrate-o pelo menos uma vez na semana com óleos naturais e frutas — óleo de amêndoas, azeite, óleo de coco, banana, etc. Se isto não for possível procure por um creme hidratante de boa qualidade, mas não deixe de hidratar pois cabelos ondulados são mais ressecados que os lisos, apesar de lisos demonstrarem mais as pontas duplas e o ressecamento.
  2. cuidado com a oleosidade natural do seu cabelo: não é para você odiá-la. Ela é necessária, pois é produzido pelo seu corpo com tudo o que seus fios precisam. Mas se for excessiva, pode prejudicar (ainda mais se for cheio de sulfato e parabenos). Pelo que li, quando o cabelo é oleoso não há problema em lavar o cabelo diariamente se ele for saudável e se lavá-lo corretamente — água morna, água com pouco cloro e sem cálcio, massagear com delicadeza, entre outros. Também não coloque produtos muito oleosos no couro cabeludo, pois neste local já há oleosidade natural e perfeita, por isso enfoque do meio para as pontas onde as vezes o óleo natural não chega.
  3. penteie o cabelo úmido com pente de dente largo e de preferência de madeira. Quando os fios estiverem secos, ajeite com os dedos. Dê preferência a deixar os fios secarem naturalmente e nunca os abafe enquanto estiverem molhados.
  4. invista em finalizadores — leave-in — para ajudar seu cabelo a ter forma. Existem vários tipos e apresentações. Procure qual tipo você prefere, mas evite os com muito silicone e óleos minerais.
  5. use rolinhos ou bobes — pegue como exemplo aquilo que está na cabeça da Dona Florinda do Chaves — para modelar cachos como quiser e use spray fixador (depende se o seu fio é grosso ou fino para saber qual potência é melhor para fixar).
  6. use um corte a seu favor. Não precisa deixar o cabelo curto, pode ser comprido. Pelo que li é comum o corte em camadas porque ajuda a distribuir o volume ou dar mais volume. Vá a um cabeleireiro para saber qual é o melhor para o seu tipo de fio e modelo de rosto. 

O Cabelo Ondulado em Lolita


Todas adoram! Dá ao outfit um ar romântico e de boneca, que é a essência básica do estilo. É um fio naturalmente bonito que nem precisa tanto de um penteado muito elaborado para chamar atenção. Vou deixar aqui o link da minha pasta no Pinterest, onde você pode ver mais imagens com de penteados — a maioria cabíveis no estilo lolita —, que você pode tentar em casa.

Dica
- procure tutoriais de cabelos no Pinterest e Youtube. Dificilmente você achará algo especificamente lolita — a maioria é gyaru mesmo — então use o bom senso para saber o que cabe em lolita ou não.

Eu disse que lolitas adoram volume e ondas.
 Essa scan é da revista Alice Deco (se não me engano). Você pode deixar os cachos mais definidos com rolinhos e finalizador em spray, mas também pode deixar assim. Serviria tanto para um Casual quanto para outro subestilo mais elaborado. "Mas eu não tenho franja!": sem problemas, querida. Você pode comprar franja falsa, pode fazer franja e ficar alisando — não acho isso interessante —, pode repartir o cabelo ao meio — se for colocar chapéu não dá para ver o repartido — ou, dependendo do seu cabelo, pode fazer o mesmo que a imagem abaixo...


O provável tipo de cabelo que conseguiria fazer essa franja seria o de raiz lisa que vai encaracolando depois. Particularmente, considero essa franja fofa e usável com lolita e outros estilos. Mas isso depende de gosto.

Não recomendo o segundo penteado por ter um ar mais despojado, então é difícil deixá-lo lolitável.
A segunda scan é de uma revista gyaru, mas o primeiro penteado cabe em lolita muito bem. Só adicionar um bom headdress e voilá!

Esse coque dá um ar mais despojado e consigo vê-lo facilmente em lolita — principalmente em Classical e outros subestilos que o tenham como base — junto a um headdress que dê volta completa ou semi-volta na cabeça (uma coroa de flores que não fique no topo da cabeça, talvez). Essas mechas soltas já fazem um grande trabalho em deixar o penteado menos maduro.

Nem preciso falar muitas coisas sobre esse penteado. Além de chique é romântico e grampos com flores ou pérolas conseguem ser facilmente visualizados nele. Um chapéu decorado com flores e colocado de lado também deve ficar muito bom.


Esse cabelo...sem palavras para dizer que beleza! Ele bagunçadinho assim vai com diversos estilos menos sofisticados. Se não consegue vê-lo em lolita, no mínimo para o dia a dia vai servir lindamente.



Outra scan de revista gyaru. O segundo penteado (com lacinho) serve para lolita. O primeiro é mais moderno, bem gyaru, então dificulta o uso em lolita. O terceiro é bem simples e só colocar um headdress que tudo bem.

Já perceberam que lolitas não são tão fãs de cabelo liso reto. É muito comum ter algum cacho nem que seja nas pontas! Então não precisa ter vergonha do seu cabelo ondulado que arma muito, é só cuidar dele corretamente e ver o que mais te valoriza. Fácil não é, mas vale muito o esforço de cuidar bem do seu cabelo e aproveitá-lo natural ao máximo!

Até!

2 comentários:

  1. Ooi Kath! Obrigado pelos posts e pelas dicas!
    O meu cabelo ele é ondulado, mais pra cacheado um pouco e é bem armado, um dos motivos por eu não me dar muito bem com ele. Acho que um dos problemas também é a falta de cuidado, pois meu cabelo é bem seco e dá um trabalhão até por eu não cuidar dele. Super gostei da dica de ir melhorando aos poucos cada parte do cabelo, parece simples mas eu nunca pensei nisso KJSAKLDD

    Eu gostei bastante dos penteados, principalmente dos coques, acho que vou usar mais a medida que ir aprendendo a fazer, já que sempre uso ele solto e é bom dar uma mudada as vezes mas nunca encontro um penteado que fique legal.

    Uma coisa que me lembra as lolitas também além da roupa é que os rostos delas estão sempre bonitos, parecendo ulzzangs(aquelas peles perfeitas, lisinhas), porém acho que eles usam bastante maquiagem para ocultar as imperfeições e edição de imagem também e como você já fez bastante reviews de produtos de pele, acho que seria legal você elaborar um post falando sobre os cuidados com a pele, para quem quer ter uma pele bonita sem usar muita maquiagem e você pode falar do seu tipo de pele e ir explicando o que usa, por qual motivo e etc. Bom, é só uma dica! Vou indo aqui, beijinhos :3

    ~ Powerful Alien Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ai, que bom que gostou ^^
      É exatamente assim: não gostamos do nosso cabelo, mas quando começamos a cuidar dele...nos apaixonamos! Hahaha'
      Gostei bastante da ideia do post sobre cuidados com a pele. Vai ser legal falar passo a passo!
      Muito obrigada pelo comentário e pele visita :)
      Abraços <3

      Excluir