28 junho 2016

Ser Lolita

Upcoming ❤☼☁~Sunday Picnic~❤☼☁ theme Lolita dress, do you like it?:



Uma dúvida que sempre permeia sua cabeça quando se é iniciante no estilo é: "mas o que diabos é ser lolita?". Depois de muita reflexão, de passar para um lado e para outro, cheguei a conclusão de que lolita é estilo.

No blog No Jardim das Amarílis, a Arietide fez um post anos atrás sobre 'ser lolita'. Lá ela define estilo como "[...]algo externo, puramente estético" dando exemplo de que "um edifício pode ser construído em estilo Art Deco" ou de que "uma pessoa pode se vestir no estilo Gótico". Mais abaixo ela dá um ótimo exemplo sobre o porquê lolita — para ela — não é só um estilo fazendo com que ela o classifique como "[...]por falta de palavra melhor, uma subcultura, também": "Por exemplo: várias e várias cantoras pop adotam um visual gótico em seus clipes e turnês. Se elas gostam da estética? Provavelmente gostam, ou não vestiriam, correto? Mas isso faz delas góticas? Não, porque eu duvido que esse gosto pelo visual parta de qualquer identificação com o que ele representa".

A partir daí, me questionei se lolita pode ser considerado subcultura, contracultura ou só estilo e no que tudo isso interfere no conceito de "ser lolita". Pesquisando em diversos lugares, cheguei a conclusão de que: lolita é um estilo e não uma subcultura como a Arietide observa. Por que?

Subcultura pode ser definida como um grupo minoritário no qual pessoas se reúnem por compartilharem uma mesma ideia ou interesse — em relação à estética, crença, política, sexualidade, ocupação, etc —, que não é aderido pelo mainstream (a cultura vigente). Em lolita o que as pessoas compartilham é o estilo. E só.

Uma subcultura não necessita obrigatoriamente de uma filosofia, mas — para mim — precisa de outros elementos próprios como música, talvez até literatura ou uma crença ou comportamento. Pegue como exemplo a subcultura Gótica que tem sua estética, sua música, sua filosofia, etc. Quem é gótico compartilha de todos esses aspectos porque é algo que o representa. Mas lolita não tem mais nada que nos represente além da estética (nesse caso a estética na moda, pois poderia ser estética em geral). E se for só algo estético então é estilo.

Se questione: qual o tipo de música que as lolitas compartilham? Qual tipo de literatura? Qual tipo de estética geral? Nenhum específico. Você pode sim ouvir Metal, ler Percy Jackson, amar Pop Art, ser vegetariana e feminista. É uma característica do estilo lolita? Não, é algo seu. Existem outras que compartilham do mesmo gosto no ambiente lolita? Aposto que sim, mas não é uma coisa "obrigatória". O mesmo para lolitas que gostam de animes e mangás. Nem todas gostam, mas várias sim.

No entanto, ser lolita envolve se apropriar do estilo. Impossível você ser lolita se você não lê sobre, não veste, não pesquisa sobre, se você não sente isso. Assim como é impossível você ser Pastel Goth se você não se veste, não lê sobre (mesmo que não tenham tantas referências), etc.
Apesar de estilo ser algo puramente estético não significa que é fútil ou supérfluo. O estilo é algo que estamos exteriorizando, uma faceta nossa, de algo que nos compõem. Algo que gostamos/identificamos/amamos que estamos demonstrando para os outros através de um meio, que nesse caso é a moda. Ainda assim lolita tem suas regras, que se você não mantiver não será o estilo lolita e sim seu estilo inspirado no estilo lolita.

A partir daí podemos pensar que a condição para ser lolita é que o estilo seja uma parte de você, que ele te represente — talvez não como um todo e sim como uma pequena parte, mas que tenha representação sua nisso. A sensação de puro deleite quando você veste a roupa e sai com ela; quando você pesquisa, lê e procura referências.

É isso que ser lolita é para mim 


Alguns dos lugares que me nortearam para a formação da minha opinião sobre o assunto:

  • Moda de Subculturas: aqui e aqui (neste, para ser mais exata, foi a opinião da Tsu que está nos comentários do post)
  • No Jardim das Amarílis: aqui. Leia todos os comentários, pois são muito informativos e interessantes.
  • Claudia Matarazzo: aqui
  • Dias de Chá: aqui
  • Reino de Morango: aqui
E para vocês? O que é ser lolita? Para você lolita é estilo, subcultura, contracultura, etc? Deixem nos comentários 

Nenhum comentário:

Postar um comentário