26 março 2016

Uma opinião sobre o Project Diva X

Olá, pessoas!
No dia 24 deste mês (março) no fuso horário do Japão (era 23.03 aqui no Brasil) foi lançado o novo jogo da franquia Hatsune Miku: Project Diva chamado Hatsune Miku: Project Diva X [abreviando para PjD X].
Ainda sem data para lançar no Ocidente, esse novo PjD, lançado para Playstation Vita [será lançado para Playstation 4 (ainda sem data definida também)], veio acompanhado de muitas mudanças em sua funcionalidade, seu modo de jogar. Enquanto via as modificações, aplaudia ou ficava incomodada.

Participo de um grupo no Facebook criado para quem joga PjD e lá foram compartilhando várias informações da SEGA sobre o novo jogo. Enquanto comentava em muitas postagens, percebi que reclamei mais do que elogiei. Então resolvi escrever uma resenha para expor minha opinião.
Ainda não joguei o jogo, mas experimentei a demo disponibilizada na PSN e vi gameplays que demonstram diversas funcionalidades do jogo e as demais coisas.

A primeira opinião que formei depois de ter conhecido outras opiniões e jogado a demo foi: o jogo está bom, mas poderia ter sido muito melhor. E quando digo muito, é muito mesmo. Coloque um superlativo bem grande.

Penso assim, pois várias das funcionalidades adicionadas foram retiradas de jogos idols, pelo que soube de outras pessoas(não jogo jogos assim então não é uma observação própria). Só que jogos idols, pelo que sei, devem ter uma personalidade para basear as personagens. Partindo daí, a incrementação das Zones — que classifica as músicas e modules em Neutral, Cool, Cute, Beauty e Chaos — o Special Live/Live Quest — em ambos os Vocaloids fazem shows (vou resumir dessa forma, pois não me acostumei ainda a esse modo então para não explicar errado coloco de forma mais abrangente) —  foram retirados daquele tipo de jogo (idols). Até aí, não reclamo. Gostei bastante dos modules agirem de forma diferente dependendo de qual Zone pertençam.

Só que devemos lembrar que Project Diva tem por base Vocaloids, que só possuem a voz como algo próprio. Se os desenvolvedores do jogo resolverem se aprofundar muito nisso de "personalidade" para os modules, vai retirar toda a essência da fonte principal de PjD: Vocaloids. Eles não possuem uma personalidade como um humanos e daí vem a maior graça disso tudo: você pode fazer o que quiser, imaginar o que quiser, fazer a música que quiser, que você não estará 'estragando' nada pois não há nada para 'estragar'. Não é como se você tivesse um amigo e quisesse que ele vestisse algo que não tem a ver com a personalidade dele. Em resumo: Hatsune Miku pode ser fofa, agressiva, melancólica, alegre, tudo ao mesmo tempo e tudo será ela. Mesmo que a voz dê uma delineada em uma suposta personalidade, não é esta completa, então não tem necessidade de se ater a uma coisa só.
 Sobre os modos Special Live/Live Quest não é algo exatamente ruim, só não o desenvolveram de forma plena.

Muitas músicas não ficaram boas (no Special Live você escolhe três músicas para compor o show e estas músicas são encurtadas e aparece no show o chart original daquela parte) como parte de um show, por exemplo Streaming Heart. Mas receio que isto se deve ao fato de ser o primeiro PjD com esse modo de 'show' então eles não tinham uma base para melhorar. Peguemos como exemplo o primeiro PjD: as funções dele são péssimas....para quem já jogou os posteriores, mas para o primeiro jogo da franquia não tem bom nem ruim, pois é novo, não tem jogos parecidos no mercado nem outro jogo da franquia, não há nada para comparativo. Mas se tivessem usado da mesma base sem melhoras nos PjDs posteriores, aí sim seria ruim pois já tinham uma base para melhorar. Então a parte dos Live é, com certeza, algo para melhorar, SEGA.

Outra coisa que me incomodou muito foi a retirada do Menu Principal parecido com os PjDs anteriores e em substituição colocarem o DIVA Room (agora com o nome de Home) como menu principal. Explicando: agora você não pode mudar os quartos dos Vocaloids um de cada forma, pois é um quarto só, com uma personalização só; a decoração que você colocar para o Len será a mesma quando você deixar a Luka como Vocaloid no Home. Eu amo mudar a decoração do quarto de cada Vocaloid, mas agora não é mais possível. Do ponto de vista técnico, não creio que tenha sido uma grande perda, mas em minha opinião foi.....uma mutilação. Retiraram também a seção Shop, deixando para nós conseguirmos os modules/acessórios/presentes jogando. Confesso que não gostei dessa novidade no início — e ainda não estou completamente a favor —, mas é muito bom a sensação de expectativa para saber qual module você conseguiu.

Chegando na parte principal, que tem-se uma opinião unânime, é: os modules e os PVs das músicas foram negligenciados. Alguns concordam que uma música foi mais, outra menos, outra fez jus a letra e atmosfera que passa ao se escutar, mas o PV que ganhou os troféus de "Pior PV" e "Pior Coreografia" é Streaming Heart (no grupo que eu faço parte do Facebook, não teve um que tenha adorado a coreografia e o PV)! Farei uma análise opinativa de todos os PVs do PjD X em outro post explicando melhor sobre isso. Nas músicas Medley (são as músicas 'tema' de cada Zone e tem uma que não tem Zone) o maior pecado foi a falta de qualidade na transição entre as músicas. As Medleys são compostas de várias músicas diferentes, necessitando de uma transição entre elas, um fato que não aconteceu de forma decente na maioria.

Em suma, a maioria dos pecados aqui comentados poderiam ter sido bem explorados e consertados se a SEGA quisesse. Outra opinião quase unânime no grupo foi a de que a SEGA quis estragar o jogo mesmo ele sendo em comemoração ao 10º jogo da franquia. O motivo? Não sabemos. Especulamos, mas não temos afirmação nenhuma. Temos essa impressão, pois mesmo muitas das funcionalidades sendo retiradas de jogos idol a SEGA já fez diversos jogos idol então sabem bem como funciona. "Ah, mas o departamento responsável por um não é o mesmo responsável pelo outro". Pode ser, mas não é argumento. Com certeza eles podem entrar em contato e pedir opiniões sobre como fazer e deixar adaptado ao PjD da melhor forma. Outro ponto é a retirada das Linked Star e Double Star dos charts. Tudo bem não fazerem PVs com história (devido a tantas mudanças fica difícil conciliar tudo com o prazo que eles queriam), mas retirar uma das melhores implementações que eles já fizeram no jogo? Inadmissível.

Terminando a resenha (está mais para um comentário gigantesco haha') digo: O PjD X veio composto de muitas funções novas que são atrativas para nós, fãs da franquia. Apoio totalmente a opinião de que está muito interessante (depois de 5 jogos [contando os de portátil] com o mesmo modo base, diferenciando só algumas melhorias, impossível não achar interessante). Mas poderiam ter melhorado tanto que parece uma falta de consideração terem feito o que fizeram com algumas partes.
Com isso, meu conselho para a SEGA é: melhorem senão irão acabar com uma franquia maravilhosa assim como a Ubisoft fez com o Assassin's Creed.

No próximo post irei opinar sobre os PVs e modules. Deixe nos comentários sua opinião sobre o jogo. Se concorda ou discorda (lembre de ser, no mínimo, educado) deixe nos comentários.
Até 

Nenhum comentário:

Postar um comentário