Hoje trouxe a receita que estou usando para fazer muffins. Por enquanto eles são só de banana mesmo, mas é só até eu pegar o jeito correto de fazer e entender melhor a textura da massa antes e depois de assar.
Experimentei muitas receitas, mas sempre ficou com
o aspecto solado depois de assar. Uns mais outros menos, mas não ficava com uma
consistência boa de verdade. De todas as receitas, as que ficaram melhor foram essas duas: no Receitas de Minuto e no All Recipes.
A primeira que fiz foi a do All Recipes. Fiz de limão, maçã e aveia, banana e aveia. Só que todas elas pareceram um bolo (acho que deixei muito líquido e dessa forma eu tratei como massa de bolo), mas ficaram muito gostosas. Mas ainda não eram da consistência de um muffin.
Quando usei a receita do Receitas de Minuto percebi que eu tratava a massa de forma errada, logo saía errado também. Daí quando segui tudo bem à risca, saiu perfeito.
Quando usei a receita do Receitas de Minuto percebi que eu tratava a massa de forma errada, logo saía errado também. Daí quando segui tudo bem à risca, saiu perfeito.
Depois fiquei pensando se conseguiria fazer uma receita de massa básica e juntei essas duas. Abaixo, como ficou a receita.
Receita
Rendimento: 16 unidades*
250g (2 xícaras e meia de chá) de farinha de trigo
Ingredientes
250g (2 xícaras e meia de chá) de farinha de trigo
240ml (1 xícara de chá) de leite
1 ovo
7 colheres de sopa de óleo**
140g (2/3 de xícara de chá) de açúcar
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
30g (3 colheres de chá) de fermento em pó
Uma pitada de sal a gosto
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional e pode ser outro aroma ao invés de baunilha se quiser)
Uma pitada de sal a gosto
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional e pode ser outro aroma ao invés de baunilha se quiser)
Modo de preparo
1º = Na tigela, coloque os líquidos: óleo, ovo, leite, essência. Bata até ficar espumante***;
2º = Na mistura de líquidos adicione o açúcar e bata mais;
3º = Na tigela peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e misture tudo;
4º = Pré-aqueça o forno em 180ºC por 15 minutos e, enquanto isso, unte as forminhas;
5º = Preencha as forminhas com a massa. Cuidado para não deixar muito cheio, senão pode derramar. Coloque até um pouco acima da metade da forminha;
6º = Leve ao forno por 20-25 minutos ou até que fiquem dourados por cima.
Observações
*: Na receita original diz que rende 12, mas comigo — a cada vez que faço — rende algum número diferente: as vezes é 12, as vezes é 16, as vezes é 14. Deve depender da quantidade que você coloca em cada fôrma. Se colocar até a metade, rende mais, se encher até encima rende menos.
**: Você pode usar óleo ou margarina derretida. Sim, a margarina deve estar derretida. Já usei tanto um quanto outro e deu no mesmo. Escolha de acordo com a sua preferência.
***: Mesmo depois de espumar, você pode continuar batendo por algum tempo se quiser. Quanto mais bater os líquidos mais macio ficará seu muffin.
IMPORTANTE: não bata mais depois de colocar os secos. Pegue uma colher/garfo e misture lentamente até incorporar a massa.
Massa: Deve ser meio grudenta, mas homogênea.
Bicarbonato de sódio: pelo que li, ajuda na maciez da massa. Já usei nos muffins e realmente ajuda na maciez, mas tome muito cuidado já que nessa receita não tem nenhum ingrediente para dar sabor específico. Então se você colocar muito bicarbonato vai ficar com gosto de bicarbonato e é horrível — digo por experiência própria. Se você não tiver também não tem problema, pois já fiz várias vezes sem e ficou macio também
Forno: Em umas receitas dizem para pré-aquecer a 180ºC, em outras dizem para pré-aquecer a 200ºC. Todas as vezes que eu fiz, sempre pré-aqueci a 180ºC. Creio que se for pré-aquecer a 200ºC, depois se deve reduzir e colocar vapor dentro do forno para não queimar. Como não tenho certeza, recomendei 180ºC.
Tempo de assar: Tem umas receitas que dizem para assar entre 25-30 minutos e outras entre 20-25 minutos. Para deixar até 30 minutos sem queimar, coloque vapor no forno. Quando eu deixei 30 minutos, queimou em baixo do muffin (mas não queimou tanto, então deu para comer )
Forminhas: Pode ser a de cupcake, de empada, de empadinha e a de muffin. Se tiver for fôrma antiaderente pode untar só com óleo/margarina/manteiga (pode pegar um pouquinho se não untar direito, mas é pouco). Se tiver uma fôrma que não é antiaderente, unte com óleo/margarina/manteiga e farinha, senão agarra.
Recheio: nos muffins o recheio é colocado junto na massa. Com essa receita você pode colocar qualquer recheio (limão, laranja: colocar as raspas junto dos líquidos; maracujá, maçã, banana, etc.). Procure na internet as receitas específicas de cada um para saber se há modificações durante o preparo. Se quiser colocar canela, aveia, linhaça, granola e esse tipo de coisa, coloque junto dos líquidos assim como a fruta, mexa bem e siga os próximos passos normalmente. Você também pode substituir a farinha branca pela farinha integral (já fiz e ficou ótimo).
Dicas!
- Manipule a massa o mínimo possível, pois senão depois de assado pode ser que fique com aspecto de massa de pão. Mesmo que fique com algumas bolinhas de farinha, não se preocupe que irão se dissolver no forno (segundo este site, que também tem mais dicas );
- Coloque no forno uma assadeira com água para criar vapor e ajudar a umedecer o muffin, dourá-lo e não queimar. Já testei e funciona ;
- Use forminha de papel se quiser a parte de fora mais úmida ou coloque diretamente na fôrma para assar se quiser a parte de fora mais crocante;
- Peneire a farinha três vezes. Ajuda na maciez do muffin;
- Retirar a fôrma do forno e deixar em cima de uma grade esfriando por cinco minutos antes de desenformar o muffin. Já testei, mas não lembro de ter visto algo de diferente. Se você notar, deixe nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário