10 janeiro 2016

Hatsune Miku Project Diva: Comparações [Parte 1]

Como disse no post anterior vou fazer posts somente com as comparações entre as versões de PSP e PSVita. Vou dividir em partes, pois fica bem grande deixando tudo no mesmo post. Pretendo fazer de dois a três tópicos por post.

Gráficos: peguei o print de uma parte da música Colorful x Melody da Hatsune Miku e Kagamine Rin. Perceba a diferença entre os gráficos do jogo do Portable, do Arcade Future Tone e do Vita. Entre o Portable e o Vita a qualidade melhorou visivelmente, mas não está tão gritante a diferença. Já no Future Tone a luminosidade, profundidade e os detalhes são mais específicos.




Agora veja o gráfico dos modules. Peguei os modules Shigure do Kaito e Cybernation da Luka. Perceba a textura das roupas, a sombra que elas fazem no Future Tone e que no Portable não possuem. Em Cybernation o melhor local para perceber a textura é na cintura da Luka onde está a mão esquerda dela. A sombra da saia nas pernas dela também é visível. Em Shigure a parte vermelha da roupa é onde se percebe a textura claramente. Além disso, o caimento da roupa está natural no Future Tone.



Inicialização: no Portable ao inicializar vocês não passa pelo tema de abertura e a imagem é sempre diferente ao carregar o jogo. Nele você só vê o tema de abertura se deixar na tela inicial por um tempo, aí então você é 'redirecionado' para o vídeo de abertura, sendo que se pressionar qualquer tecla você volta para a tela inicial. No F você passa pelo tema de abertura toda vez que inicia e a imagem é diferente ao carregar o jogo. No F2nd você passa pelo tema de abertura e é sempre a mesma imagem ao carregar o jogo. Em todas as versões depois de ver o tema de abertura você volta passa pelos créditos iniciais onde cada Vocaloid fala "Sega". Sempre quando você iniciar pela 'primeira vez' a Miku é quem fala. Se você voltar para a tela inicial cada Vocaloid vai falar "Sega" uma vez e a animação irá mudar também. Depois de ter visto o tema de abertura e voltado para a tela inicial, se você não iniciar o jogo ele amostra um pedaço de algum PV de qualquer música. 
Hatsune Miku Project DiVA
Hatsune Miku Project DiVA 2nd
Hatsune Miku Project DiVA extend
Hatsune Miku Project Diva f. Observe onde está circulado de vermelho.
Hatsune Miku Project Diva F2nd. Observe onde está circulado de vermelho.
Em Hatsune Miku Project Diva F2nd, esta imagem sempre aparecerá quando você iniciar o jogo.


Infelizmente não tive como tirar print da inicialização do F nem do F2nd, pois o sistema não permite. Mas tirei print de uma forma que dê para ver um pouco da tela de inicialização. A principal diferença é que o fundo do F2nd é cinza e do F é branco. Assim como nos de PSP, não houve muitas modificações.

Acho muito interessante a evolução do jogo no quesito gráfico. Percebo como que eles estivessem experimentando de alguma forma. Os três jogos para PSP são parecidos e conforme chega o segundo e o terceiro eles adicionaram e melhoraram muitas coisas apesar de manterem de uma forma parecida. Sinto que ainda não queriam ousar pelo fato, talvez, de estar em um portátil que não tinha muita qualidade gráfica, o que se percebe quando chega os gráficos do PSVita.

Até o próximo post 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Ele tem para PSP. Existe emulador de PSP para computador. Você pode baixar o emulador, o jogo e aproveitar!
      Obrigada pelo comentário ^^

      Excluir